AS PRIMEIRAS CASAS DE CANDOMBLÉ

03/09/2013 23:58

OS NEGROS DE ANGOLA FORMAVAM A ORDEM TERCEIRA DO ROSÁRIO DE N.SRA. DAS PORTAS DO CARMO,FUNDADA NA IGREJA DE N.SRA. DO ROSÁRIO DO PELOURINHO.

OS DAHOMEANOS REUNIAN-SE SOB A DEVOÇÃO DE BOM JESUS DAS NECESSIDADES E REDENÇÃO DOS HOMENS PRETOS NA CAPELA DO CORPO SANTO NA CIDADE BAIXA.

OS NAGÔS ,FUNDARAM DUAS IRMANDADES:UMA SÓ DE MULHERES,A DE N.SRA. DA BOA MORTE,E OUTRA SÓ RESERVADA AOS HOMENS,A DE N.SRA. DOS MARTÍRIOS.

VÁRIAS MULHERES ORIUNDAS DE KETU,ANTIGAS ESCRAVAS LIBERTAS,TERIAM TOMADO A INICIATIVA DE CRIAR UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ CHAMADO: IYÁ OMÍ ASÉ AIRÁ INTILÉ NUMA CASA SITUADA NA LADEIRA DO BERCO,HOJE RUA VISCONDE DE ITAPARICA,PRÓXIMO A IGREJA DA BARROQUINHA.

MARCELINA-OBATOSSÍ VIAJOU COM SUA FILHA MADALENA,E APÓS SETE ANOS DE PERMANÊNCIA EM KETU, QUE MADALENA VOLTARAM TRAZENDO DUAS CRIANÇAS QUE MADALENA TIVERA NA ÁFRICA,E GRÁVIDA DE UMA TERCEIRA(CLAUDIANA),QUE SERÁ POR SUA VEZ MÃE MARIA BIBIANA DO ESPIRITO SANTO-MÃE SENHORA-OXUM MIWÁ E QUE VEIO SER MÃE DE SANTO DE PIERRY VERGEUR.

YÁ NASSÔ E OBATOSSÍ TAMBÉM TROUXERAM UM AFRICANO CHAMADO BAMBOXÊ.

O TERREIRO ATRÁS DA BARROQUINA MUDOU-SE POR DIVERSAS VEZES ATÉ SE INSTALAR SOB O NOME DE ILÊ YÁNASSÔ NA AV. VASCO DA GAMA ONDE AINDA HOJE SE ENCONTRA ,SENDO FAMILIARMENTE CHAMADO DE Casa Branca do Engenho Velho.