o hunjéve

19/02/2014 09:55

A verdade é que muitos inventam loucuras falando de nossos 7 dias de Jonú também conhecido como os 7 dias de trevas. 
O que acontece é que os demais explanam suas feituras enquanto o djeje ainda é rígido com seus atos para não haver uma verdadeira bagunça de asé ( como vemos em muitas casas em particular) acontecer do chamado " quebrar podre".
Minimamente explico que deus fez o mundo em 7 dias e no último se deu a luz, por isso chamamos de dias de trevas que nada tem havercom fantasias e loucuras que vieram me perguntar ( varias pessoas) como ; comer comida ruim, estragada, putrificada ou mesmo está em quarto com Egúns ou monstros! 
Nesse 7 dias é aonde se projeta uma imensa limpeza e faz com que vc se limpe de todas as resmas e pragas desde seu nascimento passando pela sua ancestralidade até o dia de seu termino iniciático. 
Neste é aonde invocámos o seu ancestral mais arcaico e primitivo, o GRAÁ. Que ao ser despachado da lugar a seu ancestral puro e solene o Vodun! 
Neste momentos acontece mil atos diferentes e cada um particular entre o Vodun, seus descendentes e o iniciante. 
Não existe perturbações para com esse ato, pois se não ninguém faria seu santo em djeje! 
Egbomys e adeptos nubridiam seus filhos e derivados a uma fantasia que não procede em nosso ritual. 
Djeje é completo! 
É no fim do arco íris que Gbèssén esconde suas riquezas! 
Então quem quer saber de verdade de uma forma não fantasiosa, ilusionista e difamante, que vá passar por nossas águas para saber de verdade o poder que este processo tem para abolir suas opiniões sem nerce! 
E fiquem plenamente agradecidos de meu bisavô tatafomutinho entregar e permitir que o nosso fio de contas mais poderoso e respeitado tenha adentrado as nações alheias! 
Que pelo que conheço o mesmo não é entregue aos alheios com todo o rito lógico em prol da nação! 
Para isso tende ter Vodun lòko e kpossu e o mesmo não tem fala! 
Para que este fale tende haver o grande segredo de nosso hungdème que aos angoleiros (pelo menos na casa que sei que calhou a criação e funcionamento ritual de tatafomutinho) sei que nosso segredo está! 
Então a nação de angola nesta casa específica que menciono foi acomodado nossa grande matéria sagrada a qual não mencionamos seu nome e faz parte do processo de jura! Então acredito que eles possuam o verdadeiro hundjeve pois meu bisavô confiou o segredo da fala para que os mesmos tivessem o direito e dai se espalhou! 
Este texto não é um quebra podre e sim uma básica desmistificacão da barganha que apontoam nosso rito Jonú!