Bem-vindo ao nosso site

Criei este site especialmente para divulgação da cultura afro-brasileira,para divulgação das religiões de matrizes africanas,em especial a nação jeji manhim.O máximo de informações sobre o seu surgimento e toda a sua história,incluindo sua matríz e suas ramificações,assim como também um pouco sobre os voduns.

Também não poderia deixar de falar na cultura yorubá e o culto aos orixás,por isso divulgarei também as nações ketu,efan,entre outras.

a lenda de cada orixá,arquétipos,a regência de cada orixá e também suas origens.

 

Enquete

UMA PESSOA EMBORA COM SUAS OBRIGAÇÕES EM DIA,PODE DAR OBRIGAÇÃO NUMA PESSOA MAIS VELHA DE SANTO?

SIM (0)
0%

NÃO (3)
60%

COMENTE PORQUE: (2)
40%

Total de votos: 5

MÃE STELLA

Com efeito, reflito se o Povo do Santo tem a devida consciência em relação a importância da assunção de Mãe Stella à Cadeira da Academia de Letras da Bahia. Em verdade, Mãe Stella é sem dúvida alguma, a maior representante do Candomblé na sociedade. Há, obviamente, quem dirá que não – mas sim, ela é! 

Dona de uma sapiência louvável, já havia recebido o título de Doutora Honoris Causa, na Universidade do Estado da Bahia, outro feito sem precedentes na nossa religião. A primeira/única Ìyálòrìsà de um Terreiro Matriz, que passou a barreira da oralidade, escrevendo livros discorrendo um pouco sobre a nossa cultura.

Numa época em que somos alvejados por diversos segmentos da sociedade, ter uma sacerdotisa do quilate de Mãe Stella, ocupando um espaço na ALB, é sim um feito único e que deve ser aplaudido por toda a comunidade do Candomblé, independente da filiação e/ou nação.

Mãe Aninha, avó de santo de Mãe Stella, também uma visionária, sonhava no dia em que seus filhos de santo teriam o “Anel no Dedo”, fazendo alusão a formação acadêmica. Não sabia Mãe Aninha, que uma sucessora da sua cadeira iria além – muito além. Mãe Stella é um orgulho para toda a comunidade do Candomblé. Mesmo sem ser seu filho de santo, mesmo sem ser filho/descendente do seu Asè, o Opo Afonja, curvo-me diante desse feito histórico e dessa mulher que é um marco do nosso Povo.

Vida longa com saúde à Mãe Stella do Opo Afonjá, mais do que nunca imortal!!!

Galeria de fotos: Página inicial

PERDE O DIREITO DE AXÊXÊ .

TODO O INICIADO QUE SE SUICIDA .

SEGUNDO AS TRADIÇÕES.
No Candomblé tem sim, regras, e se tratando a respeito de um suicida, sabemos que o mesmo perde o direito ao axexe, e desta forma é privado de se tornar um lessaegun, ou seja, ser cultuado como um ancestral do seu axé, e louvado no ypade, sendo o baba/yalorisa. E para nós, isso seria uma grande perda, pois como em toda religião entre outros propósitos um deles é a imortalidade da alma e a paz eterna.

O Candomblé como outra religião qualquer tem os seus ensinamentos, dogmas e propósitos em ensinamentos de bom viver e orientar numa vida social.
“ Para os Yorubá, e por extensão lógica, para os seguidores da religião afro brasileira de etnia nagô ou Yorubá, a moralidade, como dissemos, é fruto da religião. Não há como separá-las." O direito ao axexe no caso de um suicídio não é decisão do zelador, e sim como disse, uma regra.
Sim perde o direito de axexe sim, e não só um suicida que perde não, como também mortes provocadas por consequências de atos indignos. bom são alguns dogmas da nossa religião que para alguns não existem, mas existem. E a respeito das decisões do Ori, claro que o livre arbítrio é válido, mas não podemos esquecer que para cada ato haverá a consequência, agora se é certo ou errado, se é bom ou ruim, isso vai da capacidade de cada um em enfrentar as consequências de tais atos.
seja, dogmas, regras, fundamentos, ou o nome que seja mais confortáveis, existe sim. e não tem nada a ver com influência cristã, ao contrário. Quem quiser pesquise sobre axexe, tem antropólogos confiáveis e professores sérios que escreveram sobre este assunto, além de ter aprendido pelos meus antigos, e verá que os rituais fúnebres do povo yoruba que foi trazido para o Brasil junto com o Candomblé, com adaptações que foram necessárias, e verão o impedimento para as pessoas terem direito a um axexe, e te ser cultuado como um lesseegun.

No candomblé realmente não existe pecados, mas isso não quer dizer que podemos fazer de tudo, e que esse de tudo não irá gerar consequências. Temos a liberdade de escolha, e teremos que ter também coincidência que o tudo que podemos fazer, irá nos proporcionar um de tudo na mesma proporção e até mesmo maior. a privação ao axexe, não seria um castigo, e sim uma consequência, a pessoa vai ter o seu ritual sim, a retirado do oxo, o "carrego", entre outras coisas, mas o axexe, o ritual que nos consagra como um lesseegun, este infelizmente a pessoa que escolheu esta forma de viver, ou de morrer, perde o direito...

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.

Notícias

ZEZINHO DA BOA VIAGEM

11/09/2013 23:17
Pai Zezinho   José Gomes de Lima Filho, conhecido pelo nome de Pai zezinho da boa...

o hunjéve

19/02/2014 09:55
A verdade é que muitos inventam loucuras falando de nossos 7 dias de Jonú também conhecido como os...

Azanadô

09/01/2015 01:18
Azonwanno Vodún dança com seu já. Azoano adô ou Azonadô- Denominação aportuguesada no Brasil, que...
Itens: 11 - 13 de 13
<< 1 | 2